PASTORAIS

 

Pascom:

Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo” A Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação.

Batismo:

A Pastoral do Batismo ministra momentos de espiritualização sobre o Sacramento do Batismo do Evangelho. O objetivo da pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do Batismo. Ao desejar batizar uma criança, antes de tudo deve-se ter consciência de que a graça batismal é uma realidade que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro da Igreja de Cristo, herdeiro e templo do Espírito Santo.

Dízimo:

O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e que todo Fiel (batizado) deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.

É através da contribuição regular do Dizimísta que a Igreja consegue arcar com suas despesas Administrativas, Operacionais e de Manutenção, dando assim continuidade em sua Missão de Evangelização e até mesmo contribuindo com outras Pastorais.

Podemos dizer que a Pastoral do Dízimo é o coração da Igreja.

Perseverança:

A pastoral da perseverança é continuação da catequese e preparação para o crisma, ela é uma ligação entre os dois sacramentos e evita que os adolescentes afastem-se da igreja nesta fase de transição.

            Depois da Primeira Comunhão os adolecestes só retornavam á igreja na época da preparação para o Crisma, aos 15 anos, porém, esse tempo de 2 a 3 anos acaba sendo muito prejudicial para a formação espiritual desses jovens. Grande parte destas acabava não retornando mais ao convívio da comunidade. 

       Nesta fase da vida os adolescentes passam por grandes questionamentos e dúvidas em relação a tudo, agressividade, mudanças e descobertas, pois não estão amadurecidos. A participação em um grupo religioso torna-se essencial para que a fé desses jovens não seja minada pelo mundo.
         A Perseverança entra nesse espaço, dedicando-se a todas os adolescentes que já fizeram a Primeira Comunhão com até 14 anos de idade. Como esse grupo não visa sacramento em si, como ocorre na Crisma, por exemplo, os encontros são bem animados, com musica, dinamicas e profundamento biblico, para que possam amadurecer.

           Daí vem seu nome, pois é na PERSEVERANÇA que os adolescentes irão amadurecer e sentir-se cada vez mais parte da comunidade.

Catequese Infantil:

A Catequese Infantil faz parte da Iniciação Cristã e acolhe crianças a partir de 8 anos de idade para seus primeiros ensinamentos no caminho de Jesus.

Crisma de Jovens e Adultos:

A Iniciação Cristã de Jovens e Adultos – Crisma da Consolação trabalha com a evangelização e acolhida de jovens e adultos acima de 15 anos que buscam começar sua caminhada de fé junto a Jesus e a Igreja. 

Terço dos Homens:

O Movimento Terço dos Homens é um dom do Espírito Santo para toda a Igreja. A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. 

Pastoral da Alegria:

Conhecida como “Equipe de Festa”. O objetivo desta pastoral é a comunhão e a confraternização dos membros da nossa paróquia; integrando a comunidade, promovendo a harmonia nos festejos, com o comprometimento de todos, despertando o respeito e o ânimo dos paroquianos, na construção de uma comunidade que caminha com alegria nos caminhos de Jesus. 

Pastoral da Criança:

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Presente em todo o Brasil, criou uma metodologia própria e desenvolveu uma mística de fé e vida, tendo como centro a criança dentro do contexto familiar e comunitário. Tem por objetivo resgatar a vida de crianças e gestantes e fortalecer os vínculos afetivos das famílias, orientando-as no desenvolvimento de ações básicas de saúde, nutrição, educação, catequese e cidadania, buscando a melhoria da qualidade de vida e organizando-as para a solidariedade comunitária. 

Pastoral da Saúde:

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde.

A Pastoral da Saúde atua em três dimensões:

1- Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.

2- Dimensão comunitária: visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.

3- Dimensão político-institucional: atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e

Pastoral do Turismo:

A pastoral do turismo é a ação da Igreja que visa evangelizar com novos métodos as pessoas envolvidas na prática do turismo, tanto aquelas que se deslocam pelos mais variados motivos como as que estão envolvidas em todo processo.

O objetivo da pastoral do turismo é evangelizar as pessoas envolvidas com a prática do turismo, ajudando-as a descobrirem a presença de Deus na beleza da criação, nas manifestações culturais e religiosas e em todos os seus âmbitos, contribuindo para o enriquecimento pessoal e comunitário através do intercâmbio de experiências.

Pastoral de Liturgia:

A liturgia engloba todo aspecto celebrativo da fé. A Pastoral Litúrgica tem como missão criar condições de escuta da Palavra, celebração da fé e da vida, partilha do Pão, encontro fraterno com Deus e com os irmãos. O objetivo da Pastoral Litúrgica é animar a vida litúrgica em toda a paróquia para que a comunidade dos fiéis celebre com alegre e participativamente do mistério da salvação, vivenciado na proposta do ano litúrgico.

Pastoral dos Coroinhas:

Grupo de crianças e adolescentes que servem ao Altar de Deus. Auxiliando as celebrações litúrgicas e sendo testemunhas do amor de Deus. Encontros mensais no último sábado do mês. Seu lema é “Amar e Servir”.

Vicentinos:

Conferência Vicentina fundada na paróquia em 1935 com a missão de servir aos pobres, os preferidos de Deus. 

Favelas:

A Pastoral de Favelas tem como princípio promover ações orgânicas voltadas para a resolução do problema de moradia das comunidades de menor renda, capacitando-os para que busquem suas próprias soluções, de acordo com os princípios cristãos.                         

Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia – 2020 © Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Pascom